Campanha relativa ao Mês da Mulher
Violência contra Mulher nas Mídias Digitais
Apesar de úteis e de facilitar ambientes de troca de informação e debate, as redes sociais e outras áreas da comunicação digital têm sido também um espaço de “violências” contras as mulheres. Como é o caso do Revengen porn.
Os autores dos crimes por meio da internet, dificilmente são penalizados devido ao carácter transnacional da maioria dos crimes, onde o autor do crime está em um país, e a vitima em um outro.
Como forma de mitigar esse problemas, em 2001, dezenas de países reunidos na Hungria elaboraram e assinaram a Convenção sobre o Cibercrime ou Convenção de Budapeste, que dentre vários objetivos visa definir de forma harmonica os crimes praticados por meio da Internet e as formas de persecução criminal para realizar qualquer investigação.
No âmbito das acções do Governo, Moçambique ainda não ratificou a Convenção de Budapeste sobre Cibercrime, o que constitui um desafio, pois facilitaria a cooperação internacional e a recolha de obtenção de prova digital.
Embora, os crimes digitais ocorram no mundo digital, tem conseguências no mundo real. Assim como, reforça Joicel Graciele a “violência sofrida pelas mulheres é um problema social”, que não só diz respeito às mulheres, mas à sociedade, devendo esta criar mecanismos de combate e apoio às mulheres que tenham sido vítimas de violência na esfera digital.
No comments:
Post a Comment