Rubrica Jornalismo Cidadão: Reportagem da Jornalista Cidadã da Plataforma Txeka
Tema: Poluição Ambiental: O problema da Poluição por via da Urina
O hábito de urinar em vedações, postes de energia, árvores, contentores de lixo conquistou espaço na Região Metropolitana de Maputo, onde os poucos ou quase inexistentes sanitários públicos não oferecem as mínimas condições de higiene aos cidadãos.Enquanto estes se aliviam das necessidades biológicas em lugares inadequados, a beleza das cidades vai-se perdendo e o ecossistema se degradando. Não é necessário grande esforço para encontrar uma árvore a murchar de tanto ser regada de urina.
Em vários cantos da cidade observa-se este fenômeno,por exemplo na baixa da cidade,no mercado Xiquelene e também no bairro de Magoanine ( terminal), nesses pontos concentram -se diariamente vendedores formais e informais, passageiros que demandam vários destinos, polidores de viaturas, todos disputando espaço.
Apesar de existir uma lei que proíbe que se urine ou que paute por práticas de fecalismo a céu aberto, porém, na Cidade de Maputo, esta medida é totalmente ignorada.
Assim, está reportagem tem como objetivo entender dos cidadãos, quais são os riscos causados por este tipo de poluição e também entender se para eles o governo tem feito algum esforço para minimizar esse problema e que medidas poderia se adotar com vista a resolver este problema.
No comments:
Post a Comment