Friday, May 26, 2023

Encerramento dos cadernos eleitorais


 Encerramento dos cadernos de recenseamento eleitoral

Terminadas as operações do recenseamento eleitoral, são registrados os termos de encerramento dos respectivos cadernos, os quais devem conter a assinatura dos membros da entidade recenseadora e dos fiscais que a ela estejam adstritos.

Wednesday, May 24, 2023

Implicações da falta de transparência eleitoral


 Implicações da falta de transparência eleitoral

A transparência é um dos três princípios básicos que devem orientar o funcionamento dos órgãos de gestão eleitoral. O respeito por este princípio é essencial para criar confiança entre as diferentes forças políticas concorrentes e para garantir a integridade da eleição, isto é, para assegurar que a vontade dos cidadãos eleitores se encontre realmente reflectida nos resultados eleitorais. Desde 1994 que os processos eleitorais em Moçambique têm suscitado acusações de fraude e, nalguns momentos, a recusa de aceitar os resultados oficiais por partidos da oposição, com particular destaque para a Renamo. O clima de desconfiança entre as forças políticas, mas também em relação aos órgãos de gestão eleitoral, é tão forte que já por várias vezes, na sequência das eleições e tendo por base a recusa dos resultados eleitorais oficiais, houve confrontações violentas que resultaram na perda de numerosas vidas.

Mulheres como cabeças de listras partidárias: Desafios e avanços


 Os partidos políticos são os principais e mais diretos veículos por meio dos quais as mulheres podem ser eleitas e ter acesso à liderança política. Portanto, as estruturas, regras, práticas e valores dos partidos políticos possuem um impacto profundo sobre o nível de participação das mulheres na vida política de seus países.

Os partidos que levam a participação política das mulheres a sério se fortalecem junto a suas bases e conquistam novos grupos de eleitores. Além disso, os partidos que conseguem gerar novos rostos e ideias mantêm uma imagem vibrante e energizada em uma época de engajamento decrescente dos eleitores.

Desafios:

O direito das mulheres de participar da vida política está garantido em várias convenções internacionais. Porém, transformar um direito abstrato em realidade exige trabalho árduo. Os partidos políticos são peças chaves para a participação das mulheres na política, já que são os partidos políticos que recrutam e selecionam os candidatos para as eleições e determinam a agenda política de um país. Contudo, dentro dos partidos políticos as mulheres enfrentam os seguintes desafios:

Extensão do recenseamento eleitoral


 O recenseamento eleitoral deve ser prolongado?

Acompanhe o vídeo na íntegra.

Contencioso eleitoral relativo ao recenseamento eleitoral


 Contencioso eleitoral relativo ao recenseamento eleitoral

A lei n° 8/2014, de 12 de Março , que altera e republica a Lei n° 5/2013 de 22 de fevereiro , lei do recenseamento eleitoral desenha duas fases do contencioso eleitoral:

_Uma administrativa complexa,que se desencadeia desde as brigadas recenseadoras, através da reclamação, seguindo- se recurso para STAE distrital ou da cidade, depois para comissão distrital ou de cidade de eleições, desta para província e da província para o CNE. Da fase administrativa segue- se a fase contenciosa, cujo os órgãos de tutela são os tribunais judiciais do distrito, que julga em primeira instância o conselho constitucional, ao que se recorre através do recurso do contencioso eleitoral. O conselho constitucional aparece como instância das decisões do tribunal distrital e única e última instância de julgamento jurisdicional dos conflitos eleitorais. A fase do contencioso eleitoral no período de recenseamento eleitoral só termina trinta dias antes da data da eleição, significando isso que os cadernos eleitorais só são inalteráveis trinta dias antes da votação( artigo 40 da lei de recenseamento eleitoral). 



Fonte:Albano Mavie

Meios processuais: O recurso contencioso eleitoral


 *Meios processuais: O recurso contencioso eleitoral( RCE)*

A ordem jurídica Moçambicana oferece com meio processual para atacar as decisões do órgãos de administração eleitoral( mesas de votação, comissões da cidade ou distritais, províncias de eleição e a CNE) o recurso contencioso eleitoral.

O contencioso eleitoral tem natureza política porque a sua génese está integrado no direto eleitoral, sub- ramo do direito constitucional. O recurso do contencioso eleitoral aparece como um instrumento jurídico eficaz para assegurar a tutela efectiva dos direitos políticos dos eleitores e dos concorrentes as eleições.

O contencioso eleitoral quanto a sua natureza jurídica pode afirmar- se em três teses fundamentais:

- A primeira é de que o contencioso eleitoral visa essencialmente garantir a sinceridade do processo eleitoral, sendo por isso um meio adequado para o controlo da legalidade de dos actos influenciados pela administração eleitoral, este processo visa a defesa do interesse geral de que as eleições seja justas, livres e transparentes, bem como a necessidade de garantir confidencialidade e o princípio da igualdade. A base para este recurso é que uma irregularidade pode ter ocorrido durante a votação, contagem e apuração de votos.

- A segunda tese que pode avançar é a subjetivista, cujo âmbito é a defesa dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos e concorrentes;

- A terceira que é a mas consentânea é a erro segundo a qual o recurso do contencioso eleitoral, embora visando o interesse e defesa das partes acaba defendendo a legalidade e a sinceridade eleitoral.



*Fonte:Albano Mavie

Direito Eleitoral: Ilícito Eleitoral


 *Direito Eleitoral*

 *Ilícito Eleitoral*

O ilícito eleitoral está previsto nos artigos 198 a 243 da lei 2/2019 e nos artigos 170 a 215 da lei 3/2019. O ilícito previsto na lei incluí, entre outros, candidatura dolosa e plúrima, violação do dever de imparcialidade e de neutralidade perante as candidaturas, utilização abusiva do tempo de antena, uso indevido de recursos estatais, dano em material de campanha, impedimentos à liberdade de reunião eleitoral, corrupção eleitoral, campanha levada a cabo durante o período de silencio de 48 horas, voto plúrimo, falsificação de documentos eleitorais, interrupção do processo de votação, violação do segredo de voto, recusa em receber reclamações eleitorais e em distribuir as actas e editais de resultados, fraude durante a contagem e apuramento de resultados, obstrução a candidatos e seus representantes e às suas actividades.

As penas previstas variam entre uma pena de prisão de dois a oito anos por falsificação de documentos eleitorais e penas de prisão de seis meses por destruição de material de campanha ou violação da liberdade de reunião, e três meses por não exibição da urna. Outras infracções eleitorais implicam apenas o pagamento de uma multa, como a realização de actividades de campanha fora do período permitido, ou recusa em ser membro de assembleia de voto. Os infractores podem ser levados à justiça até um ano após a práctica do facto punível. A lei prevê que as penas de prisão por crimes eleitorais não podem ser suspensas nem substituídas, no entanto, o artigo que regula o uso indevido de recursos estatais converte explicitamente a pena de prisão de um ano associada este crime em uma multa pecuniária.




*Fonte: MOE UE*

Wednesday, May 17, 2023

Tráfico de mulheres em Moçambique


 O tráfico de seres humanos em geral, e de mulheres em particular, vem suscitando um interesse crescente por parte dos Estados, das instâncias internacionais e das organizações não governamentais. A maior visibilidade conferida a este fenómeno tem-se traduzido a nível nacional e internacional, em políticas de combate e prevenção cuja eficácia é discutível. Segundo o relatório sobre o tráfico de pessoas em Moçambique, o Governo de Moçambique não cumpre totalmente as normas mínimas para a eliminação do tráfico, mas está a envidar esforços significativos para fazê-lo. Estes esforços incluem processar todos os casos identificados de tráfico; formação de funcionários da linha de frente sobre o tráfico; realização de campanhas nacionais de sensibilização; e atualização de procedimentos operacionais para a melhoria da sua resposta anti-tráfico. Mesmo assim, o documento critica o facto de o Governo ter investigado e processado menos casos de tráfico, condenado menos traficantes e não identificado proactivamente as vítimas de tráfico, expecto aquelas representadas em casos criminais.


Importância dos observadores eleitorais para um recenseamento mais credível


 Importância dos observadores eleitorais para a credibilização do recenseamento eleitoral.

Os observadores nacionais e internacionais podem prevenir fraudes e muitas vezes conferir legitimidade a uma eleição. O público em geral tende a depositar forte confiança em suas conclusões.Os regimes autoritários, no entanto, se esforçam para limitar a presença de observadores internacionais e negar o credenciamento de grupos de observação nacionais. Eles também podem usar a intimidação para tentar influenciar os relatórios dos monitores domésticos. Questões de credenciamento podem ser vistas como pretextos para fraudar os resultados das eleições, o que aumenta não apenas as tensões, mas também a probabilidade de os resultados serem rejeitados ou de violência (ACE Electoral Knowledge Network 2013).




Fonte: IDEA internacional.

Violência contra Mulher nas Mídias Digitais



Campanha relativa ao Mês da Mulher

Violência contra Mulher nas Mídias Digitais

Apesar de úteis e de facilitar ambientes de troca de informação e debate, as redes sociais e outras áreas da comunicação digital têm sido também um espaço de “violências” contras as mulheres. Como é o caso do Revengen porn.
"Revengen porn” ou pornografia da vingança, termo que se refere à desseminiação (sem conhecimento ou consentimento) de midia sexualmente explícita, como fotos ou vídeos, que originalmente foram obtidos com o consentimento do sujeito geralmente originada de um relacionamento romântico.
Os autores dos crimes por meio da internet, dificilmente são penalizados devido ao carácter transnacional da maioria dos crimes, onde o autor do crime está em um país, e a vitima em um outro.
Como forma de mitigar esse problemas, em 2001, dezenas de países reunidos na Hungria elaboraram e assinaram a Convenção sobre o Cibercrime ou Convenção de Budapeste, que dentre vários objetivos visa definir de forma harmonica os crimes praticados por meio da Internet e as formas de persecução criminal para realizar qualquer investigação.
No âmbito das acções do Governo, Moçambique ainda não ratificou a Convenção de Budapeste sobre Cibercrime, o que constitui um desafio, pois facilitaria a cooperação internacional e a recolha de obtenção de prova digital.
Embora, os crimes digitais ocorram no mundo digital, tem conseguências no mundo real. Assim como, reforça Joicel Graciele a “violência sofrida pelas mulheres é um problema social”, que não só diz respeito às mulheres, mas à sociedade, devendo esta criar mecanismos de combate e apoio às mulheres que tenham sido vítimas de violência na esfera digital.

Todas as reações:
12


 

Ilícitos eleitorais


 A sociedade civil mostra se preocupada com os sucessivos casos de irregularidades que estão se registrando no recenseamento eleitoral, pois, só nas primeiras semanas do recenseamento eleitoral foram registrados 18 ilícitos eleitorais que levaram a detenção de 45 pessoas, ocorridas principalmente nas províncias de Niassa, Nampula e Sofala.um recenseamento deficiente pode comprometer os resultados eleitorais, na medida em que pode agudizar ainda mais este contexto que é marcada por desconfiança dos atores políticos eleitorais, como também um recenseamento deficiente pode afectar os níveis de participação eleitoral na medida que está actividade pode desencorajar ou excluir alguns cidadãos de participar do processo eleitoral.

Um recenseamento deficiente pode comprometer os resultados eleitorais, na medida em que pode agudizar ainda mais este contexto que é marcada por desconfiança dos atores políticos eleitorais, como também um recenseamento deficiente pode afectar os níveis participação.



Fonte:DW África

Implicações da falta de transparência eleitoral


 

Implicações da falta de transparência eleitoral

A transparência é um dos três princípios básicos que devem orientar o funcionamento dos órgãos de gestão eleitoral. O respeito por este princípio é essencial para criar confiança entre as diferentes forças políticas concorrentes e para garantir a integridade da eleição, isto é, para assegurar que a vontade dos cidadãos candidatos se encontre realmente reflectida nos resultados eleitorais.Desde 1994 que os processos eleitorais em Moçambique têm suscitado a fraude de e, em alguns momentos, a recusa de aceitar os resultados oficiais por partidos da oposição, com particular destaque para a Renamo. O clima de desconfiança entre as forças políticas, mas também em relação aos órgãos de gestão eleitoral, é tão forte que já por várias vezes, na sequência das eleições e tendo por base a recusa dos resultados eleitorais oficiais,


Fonte: Luís de Brito

Ilícitos eleitorais


 A sociedade civil mostra se preocupada com os sucessivos casos de irregularidades que estão se registrando no recenseamento eleitoral, pois, só nas primeiras semanas do recenseamento eleitoral foram registrados 18 ilícitos eleitorais que levaram a detenção de 45 pessoas, ocorridas principalmente nas províncias de Niassa, Nampula e Sofala.um recenseamento deficiente pode comprometer os resultados eleitorais, na medida em que pode agudizar ainda mais este contexto que é marcada por desconfiança dos atores políticos eleitorais, como também um recenseamento deficiente pode afectar os níveis de participação eleitoral na medida que está actividade pode desencorajar ou excluir alguns cidadãos de participar do processo eleitoral.

Um recenseamento deficiente pode comprometer os resultados eleitorais, na medida em que pode agudizar ainda mais este contexto que é marcada por desconfiança dos atores políticos eleitorais, como também um recenseamento deficiente pode afectar os níveis participação.



Fonte:DW África

Importância do exercício a manifestação


 Importância do exercício do direito a manifestação no estado de direito democrático

O exercício do direito fundamental consiste num poder público indispensável numa sociedade democrática. Efetivamente, o direito de manifestação é a expressão máxima do Estado de direito constituindo a certeza de que a democracia é administrada. Sem este poder não seria possível a concretização dos valores defendidos pela pluralidade dos cidadãos e do poder implícito nas sociedades democráticas. A liberdade de reunião e de manifestação é, pois, um sinal de liberdade, independência e emancipação da sociedade e do cidadão consciente de seu direito e deveres cívico. O exercício do direito fundamental de manifestação consiste num fator fundamental do estado de direito democrático e livre, uma vez que a liberdade tem como principal objetivo a livre contestação contra o poder político.






Fonte:Robalo,2018.

Encerramento dos cadernos eleitorais


 Encerramento dos cadernos de recenseamento eleitoral

Terminadas as operações do recenseamento eleitoral, são registrados os termos de encerramento dos respectivos cadernos, os quais devem conter a assinatura dos membros da entidade recenseadora e dos fiscais que a ela estejam adstritos.

A Transparência dos Órgãos de Gestão Eleitorais (OGE) em Moçambique


 

Campanha de Educação Cívica sobre o Processo Eleitoral

A transparência dos Órgãos de Gestão Eleitorais (OGE) em Moçambique

O CNE e o STAE, desempenham uma função central no processo eleitoral, dependendo a qualidade das eleições em grande medida da qualidade do desempenho destas instituições.
O próprio reconhecimento da legitimidade dos resultados eleitorais depende muito da sua neutralidade em relação às várias forças políticas em competição.
Não só, os órgãos de gestão eleitoral devem ser neutros, mas devem igualmente ser percebidos como tal pelos cidadão.
No entanto, dados de inquéritos realizado após algumas eleições, mostraram grandes contestações que se registaram a propósito de algumas decisões da CNE, o que deixa adivinhar que os resultados em termos de confiança neste órgão não é elevada.
Embora o nível da desconfiança manifestado em relação à CNE pareça não ser
muito elevado, é preocupante porque o descontentamento populacional tende a ser mais forte nos meios urbanos.
Também porquese manifesta mais fortemente não só em regiões historicamente mais favoráveis à oposição, mas igualmente em zonas de hegemonia do partido no poder, incluindo a capital e porque se inscreve num contexto de abstenção extremamente elevada, que de alguma forma traduz um alto grau de desinteresse e falta de confiança dos cidadãos no sistema político e a sua frustração com o desempenho dos partidos e na transparência dos Órgãos de Gestão Eleitoral.
Fonte: Luís de Brito, IESE


Todas as reações:

Tuesday, May 16, 2023

Lista dos Eleitores e Cadernos Eleitorais


Campanha de Educação Cívica sobre o Processo Eleitoral 


Lista dos Eleitores e Cadernos Eleitorais


O registo nos cadernos eleitorais é a condição básica para a participação dos cidadãos nas eleições. 


Assim, o recenseamento eleitoral e a sua actualização são os mecanismos que devem garantir a cada cidadão a possibilidade de exercer o seu direito de voto. 


Para que não haja dúvidas sobre a credibilidade do Recenseamento Eleitoral e dos Cadernos que são produzidos para a votação em cada mesa, o Princípio de Transparência impõe que as respectivas listagens informáticas sejam acessíveis a todos os actores interessados (os partidos concorrentes, mas também os jornalistas e investigadores). 


Uma das recomendações aprovadas no documento “Normas e Padrões para a Realização de Eleições na Região da SADC” (aprovado pela Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC em Windhoek, a 25 de Março de 2001) diz precisamente: 


“Deve ser estabelecido e organizado um sistema de Registo Eleitoral e deve ser dado acesso ao registo actualizado dos Eleitores a todas as partes envolvidas nas Eleições” .


Fonte: Luís de Brito, IESE

Quem Sou



Chamo-me Joceline Simbine,tenho 21 anos estudante do 3 ano de Ciência política na Universidade Eduardo Mondlane.

Sou activista dos direitos humanos,pois me interesso muito por questões relacionadas a democracia, direitos humanos e cidadania. 

Considero estas questões de suma importância para o desenvolvimento de um país, gostaria eu futuramente contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do meu país, e engajar mais jovens para esta causa porque acredito que a força da mudança reside na juventude.

Moradores do bairro guava queixam se da falta da iluminação pública.

 Rubrica jornalismo cidadão da plataforma Txeka. Reportagem da Jornalista Cidadã da plataforma Txexa.  Tema:Moradores do bairro guava queixa...